A um tempo atrás eu estava com a idéia de fazer um vídeo, falando sobre o quão relaxado, porco, ignorante, extressado etc etc etc é o povo. A idéia surgiu no meu trabalho, eu pensei em fazer um vídeo mas resolvi não fazer, talvez pra frente eu faça mas em lugares diferentes, tratando de humor, assuntos sérios, enfim.
Comecei a Trabalhar na Havan (Maior rede de lojas de departamentos do Brasil) já vai para 4 Meses e lá comecei a perceber esses detalhes.
A Primeira coisa que as pessoas não entendem, nós seguimos ordens e regras de superiores, mas os clientes acham que a culpa é nossa, que nós somos os responsáveis e "soltam os cachorros" em cima.
Um exemplo, Não podemos autorizar compra alguma com cartão de crédito sem mostrar a identidade (em determinados cartões), Aí você avisa isso ao cliente e ele te pega para judas.
Será que é tão díficil entender que a culpa não é nossa?
A Falta de educação em algumas pessoas é incrível, esses tempos eu precisava passar por um corredor meio estreito, e nele tinha uma senhora muito agradável, então eu me dirigi a ela e falei:
- Senhora, com licença por favor, e ela me respondeu gentilmente, - Porque não passa pelo outro lado, aí eu pensei, a suafiadiuma... , aí olhei para ela e respondi satisfeito (como todo mundo quando é bem tratado)
- Obrigado em. E Detalhe, eu precisava passar por ali, não podia passar pelo outro, como ela sugeriu.
Existe também os clientes apressadinhos, uma das coisas que eu fico indignado. O cidadão tem um compromisso agendado e mesmo sem ter tempo pra fazer tudo resolver ir na loja. Aí oque acontece, o que demora 10 minutos para ficar pronto, querem que façamos em 1 minuto, e revoltados acham que estão na total razão de reclamar, Se ta ocupado, não tem tempo, não vá fazer compras! Programe os compromissos para o dia ou seja educado, compreensivo e calmo.
O que eu me pergunto, se as pessoas são na vida e em casa, o que são na loja, tem pessoas que derrubam os produtos e fingem que nada aconteceu, é até questão de bom senso, não aleja ninguém abaixar e ajuntar, eu mesmo quando vou em alguma loja e vejo algo caido no chão costumo ajuntar e colocar no lugar. Mas até ai tudo bem, o pior são as pessoas que pegam os produtos, tiram do lugar e não colocam denovo, simplesmente largam em outras prateleiras e até no chão, como que alguém pode pegar algo e simplesmente soltar no chão depois?
Preguiça, a, a preguiça um dos 7 Pecados capitais, Ao você chegar na frente da loja você encontra vários, VÁRIOS, carrinhos para poder colocar as compras, mas algumas pessoas optam em não pegar, aí quando estão dentro da loja resolvem pegar, ai pra quem eles pedem pra buscar? Pra nós! Não que eu me queixe de ir lá pegar, é meu trabalho, enquanto estou lá ajudo os clientes de todas as formas possíveis, mas oque me revolta é a preguiça das pessoas, algumas tem preguiça até de andar e procurar o produto que deseja. Eu comecei a perceber que isso acontece não só na loja, mas em todos os lugares, Preocupante ...
Deixo claro, não são todos os clientes que são assim, muitos clientes são educados e gentis.
Eu poderia escrever um livro sobre o que acontece, o que eu não sei se é algo positivo ou negativo. Mas pensem, antes de ser um dos exemplos acima, pois amanhã pode ser você! Bom senso!